CITROËN DS3 RACING: UM POSICIONAMENTO DEFINITIVAMENTE ESPORTIVO.




Com cinco títulos de campeã mundial de rali como construtora no WRC e seis títulos como piloto e co-piloto para Sébastien Loeb e Daniel Elena, a CITROËN tem presença consolidada na história do esporte automobilístico. Agora, no Salão Internacional de Genebra, a marca dá prosseguimento a esta aventura com o DS3 Racing. Os engenheiros da Citroën Racing apropriaram-se do DS3 e o transformaram à imagem do departamento de competição da Marca.
O conceito destaca atributos 100 % Racing, como a integração de elementos em carbono e de equipamentos específicos oriundos do mundo da competição automobilística. Preparado pela Citroën Racing, sua motorização 1,6 litro desenvolve 200 CV. Seu chassi e seus eixos foram objetos de um trabalho de ajuste de alta precisão. Os engenheiros tiveram como objetivo favorecer sensações intensas e um diálogo permanente entre o motorista e a estrada.
O DS3 Racing será comercializado, numa série limitada de 1.000 exemplares, a partir do segundo semestre de 2010.

Um design rico em emoções
O DS3 Racing possui um estilo que inspira a audácia, o desejo, a potência, a vontade de ir ainda mais longe. Com um comprimento de 3,94 m, o DS3 Racing é um concentrado de esportividade. Suas linhas sedutoras, ao mesmo tempo fluidas e alongadas, evocam força e potência, prazer de dirigir e segurança.
O DS3 Racing se baseia nos códigos estilísticos do DS3, mas ele se destaca deste último por atributos 100 % Racing, sugerindo um temperamento forte e arrojado.
Ele dispõe de um acabamento de carbono que se encontra também na lâmina semi-rígida do pára-choque dianteiro e na parte baixa da carroceria, bem como nos alargadores dos pára-lamas que acompanham as grandes rodas de 18 polegadas (com design inédito), ao mesmo tempo high-tech e esportivo. As proteções laterais das portas são também tratadas com o mesmo acabamento.
O DS3 Racing se beneficia de um estudo aerodinâmico oriundo do mundo da competição automobilística. Ele recebe um difusor de ar com um acabamento de carbono que tem como objetivo manter a estabilidade do carro em alta velocidade. Enfim, a saída do escapamento cromada termina, com elegância, numa linha sedutora.
Todos estes equipamentos oriundos do universo do rali reforçam o caráter definitivamente esportivo e atlético do DS3 Racing, que reivindica sua exclusividade através de uma assinatura específica na tampa do porta-malas.
Exclusivo, o DS3 também chama a atenção em sua apresentação inédita desenvolvida para o Salão de Genebra; sua carroceria recebe uma cor cinza escuro, enquanto que seu teto, seus retrovisores externos e seus estribos de freios são de cor laranja. Essa cor se transforma em laranja cromado na grade dianteira e nos aros das rodas.
Esta personalização também se encontra no teto, na tampa do porta-malas e na tampa de gasolina através de adesivos decorativos.

Um ambiente refinado e diferente
O espaço interno, oriundo do DS3, se beneficia do mesmo tratamento específico do que o externo. Seus passageiros são recebidos numa atmosfera ao mesmo tempo luxuosa, arrojada e original. O carbono se insinua com elegância sobre a fachada central do painel de bordo, no friso do volante, sobre os descansa-braços das portas e sobre os suportes da tampa do painel de instrumentos.
A cor laranja do teto é lembrada na faixa do painel de bordo por grandes e elegantes faixas, na maçaneta da alavanca de troca de marchas, bem como na parte inferior do acabamento da alavanca de troca de marchas.
A exclusividade do DS3 Racing é claramente exibida pela placa numerada situada no revestimento do teto. Os assentos, específicos, recebem a assinatura Citroën Racing nos seus encostos. Um motor com um temperamento ainda mais afirmado
O alto desempenho está no coração do DS3 Racing. Ajustado pela Citroën Racing, seu motor conta com toda a perícia e experiência das equipes da Marca, cinco vezes campeã mundial no WRC (2003, 2004, 2005, 2008 e 2009).
Baseado na motorização 1,6 litro THP 150, os engenheiros trabalharam para aumentar a potência, que passou de 156 para 200 CV. O torque é também mais generoso. Ele passa de 240 Nm para 275 Nm, ou seja, um aumento de quase 15 %, estando disponível em uma larga faixa de regime, o que garante flexibilidade e prazer de dirigir.
O aumento da potência e do torque é o resultado de várias modificações e otimizações feitas nos órgãos mecânicos. Assim, o turbo foi adaptado para permitir um ganho de potência na ordem de 30 %. Os sistemas de alimentação e de injeção também foram revistos para extrair o máximo deste nervoso motor, poderoso e musculoso. Enfim, o escapamento dispõe de um desenho redimensionado e específico.

Uma ligação com o piso privilegiando o prazer de dirigir
O chassi e os eixos de rodas do DS3 foram objetos de um trabalho de ajuste de alta precisão. No DS3 Racing, os engenheiros transcenderam o trabalho já realizado no DS3 fixando-se como objetivo àquele de favorecer sensações intensas e um diálogo permanente entre o motorista e a estrada. Assim definido, DS3 Racing possui todos os recursos para passar a ser, no seu segmento, uma referência em matéria de comportamento na estrada.
Para colar literalmente à estrada, os eixos dianteiro e traseiro foram alargados em 30 mm. O fundo do carro também foi rebaixado em 15 mm. Estas modificações permitiram modificar em profundidade o comportamento do DS3 na estrada.
Os amortecedores dianteiros e traseiros são novos e se beneficiam de regulagens adaptadas para controlar a potência. O DS3 Racing recebe molas específicas com um índice de rigidez aumentado. Estas evoluções reforçam a motricidade e a estabilidade deste carro já muito bem nascido. Elas asseguram uma excelente leitura da estrada e permitem passagens em curvas mais rápidas, com toda serenidade.
Ainda mais precisa, a direção é também adaptada ao temperamento esportivo do carro: a cartografia da direção do DS3 Racing é específica, as leis de assistência foram modificadas e adaptadas aos novos jogos de pneus. O DS3 Racing garante um ótimo feeling e uma excelente estabilidade.
Esta potência é perfeitamente controlável graças a um sistema de frenagem que contou também com uma definição Racing, com o objetivo de torná-lo ainda mais resistente e efetivo. Na frente, o DS3 Racing recebe freios com quatro pistões e discos específicos. Atrás, sempre com uma preocupação de eficiência, de desempenho e de segurança, os discos de série são perfurados. Enfim, o ESP possui uma programação específica decididamente adaptada à vivacidade, à esportividade e ao prazer de dirigir. Dependendo das vontades do motorista, ele é inteiramente desconectável.
Estas modificações conferem ao DS3 Racing um temperamento que assegura emoções, sensações, dinamismo e entusiasmo.

Principais características
Dimensões (C x L x H) (mm) 3948 x 1737 x 1451
Distância entre-eixos (mm) 2460
Motor THP 200
Tipo 4 cilindros / 16 válvulas / Turbo / Gasolina
Cilindrada (cm3) 1598
Potência máxima CV a rpm 200 / 5800
Torque máximo (Nm) a rpm 275 / 4000
Pneus 205 / 40 R18


Fonte: CITROËN DO BRASIL - DIRETORIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS E IMPRENSA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010